sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DESFILE ESTUDANTIL REUNIRÁ MAIS DE 12 MIL NO DIA DA RAÇA


Mais de 12 mil estudantes das redes públicas estadual e municipal, de escolas particulares e comunitárias participarão do desfile estudantil, do Dia da Raça, comemorado em 5 de setembro, próxima segunda-feira. Em São Luís, o evento acontecerá no Anel Viário (bairro Areinha), a partir de 8h.
Com a temática “Educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é preparação para a vida, é a própria vida” – frase de John Dewey, alunos, professores, diretores e a comunidade escolar da rede estadual, demonstrarão na avenida uma riqueza de pesquisa e detalhes sobre a História da Educação do Maranhão.
São 62 escolas da rede estadual que estarão na avenida desenvolvendo subtemas referentes à História da Educação, entre os quais: “Só sei que nada Sei (Sócrates)”, “A escola é o caminho para a vida pública”, “O exercício da ética (Aristóteles)”, “O conhecimento, a sabedoria e a amizade na formação do homem (Santo Agostinho)”, entre outros.
Para a gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís e coordenadora do desfile, Sônia Maciel, o evento tem um sentido educativo e pedagógico porque é trabalhado dentro da sala de aula. “Atualmente o desfile estudantil trabalha a temática dentro da sala de aula. Professores, alunos, diretores e a comunidade participam de uma grande pesquisa apresentada com criatividade na avenida, por meio de banners, cartazes, faixas, alegorias e carros alegóricos, que mostram a temática educação com riqueza de detalhes”, enfatizou.
Cada escola recebe recurso diretamente da caixa escolar para confeccionar material, comprar lanche e água para os alunos. Segundo a diretora da Escola Odylo Costa, filho, Maria de Jesus Lindoso Costa, o tema: “O homem é um produto de uma longa evolução biológica, de Charles Darwin”, que está sendo trabalhado na escola está chamando a atenção dos estudantes.
O Centro de Ensino Professor Ignácio Rangel, responsável por dois pelotões no desfile, realizou uma série de atividades relacionadas ao tema - a precursora da Educação Ambiental no Maranhão (Rosa Mochel), que será apresentado na avenida. De acordo com a URE São Luís, a comunidade escolar realizou apresentações de vídeos, seminários, painel educativo, redação, dramatizações e concursos.