segunda-feira, 6 de maio de 2013

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL LANÇAM LIVRO SOBRE SÃO LUÍS NO CENTRO DE ENSINO CIDADE OPERÁRIA II



Autores João Carlos Cantanhede e a professora Raimunda Fortes

Promover a divulgação da história de São Luís ao longo dos séculos 20 e 21, por meio da literatura, é uma das metas do livro "A Cidade e a Memória: as Representações Artísticas Formando a Identidade Ludovicense", de autoria do escritor e artista plástico João Carlos Cantanhede e da professora Raimunda Forte. O livro foi relançado na sexta-feira (3), no Centro de Ensino Cidade Operária II, para um público formado por gestores, estudantes e professores da escola da rede estadual de ensino.
O livro resgata a história e memória, por meio da expressão artística, com um olhar crítico sobre a cidade e o seu cotidiano, contando a história e a memória de São Luís. Além do bem elaborado texto, o livro traz também vistas panorâmicas da cidade, mapas e pinturas, editadas em policromia e preto e branco.
Autores autografaram vários livros
Por meio de quase 50 fotos panorâmicas em policromia, o leitor desfrutará a sensação maravilhosa de visualizar São Luís e fazer um paralelo entre arte e a cidade.
No prefácio do livro, José Henrique de Paula Borralho diz que a “obra de João Carlos Cantanhede e Raimunda Fortes é como o filme sobre Goya, que ao folhear suas páginas, vendo as obras, nos sentimos como o artista espanhol levava para a tela a expressão de sua condição existencial, não escapando das interferências de sua Espanha”.
Acrescenta, ainda, que na obra dos autores sentiu “como a cidade de São Luís tem sido representada ao longo dos tempos, desde os idos coloniais até a contemporaneidade. Outra novidade desse livro: a literatura é tomada como pintura. A obra, ao correlacionar literatura como expressão pictórica, mescla o quanto essas artes se imbricam. [...]”.
MAIS IMAGENS DO LANÇAMENTO DO LIVRO 










Um comentário:

  1. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Um abraço a todos do Cidade Operaria II, em especial ao Prof.João Carlos pelo lançamento do livro e aos gestores e Prof. Silvia Solange e Aliandro dessa escola que mais uma vez colabora de forma majestosa com a cultura de nossa cidade...

    ResponderExcluir