sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DESFILE ESTUDANTIL REUNIRÁ MAIS DE 12 MIL NO DIA DA RAÇA


Mais de 12 mil estudantes das redes públicas estadual e municipal, de escolas particulares e comunitárias participarão do desfile estudantil, do Dia da Raça, comemorado em 5 de setembro, próxima segunda-feira. Em São Luís, o evento acontecerá no Anel Viário (bairro Areinha), a partir de 8h.
Com a temática “Educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é preparação para a vida, é a própria vida” – frase de John Dewey, alunos, professores, diretores e a comunidade escolar da rede estadual, demonstrarão na avenida uma riqueza de pesquisa e detalhes sobre a História da Educação do Maranhão.
São 62 escolas da rede estadual que estarão na avenida desenvolvendo subtemas referentes à História da Educação, entre os quais: “Só sei que nada Sei (Sócrates)”, “A escola é o caminho para a vida pública”, “O exercício da ética (Aristóteles)”, “O conhecimento, a sabedoria e a amizade na formação do homem (Santo Agostinho)”, entre outros.
Para a gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís e coordenadora do desfile, Sônia Maciel, o evento tem um sentido educativo e pedagógico porque é trabalhado dentro da sala de aula. “Atualmente o desfile estudantil trabalha a temática dentro da sala de aula. Professores, alunos, diretores e a comunidade participam de uma grande pesquisa apresentada com criatividade na avenida, por meio de banners, cartazes, faixas, alegorias e carros alegóricos, que mostram a temática educação com riqueza de detalhes”, enfatizou.
Cada escola recebe recurso diretamente da caixa escolar para confeccionar material, comprar lanche e água para os alunos. Segundo a diretora da Escola Odylo Costa, filho, Maria de Jesus Lindoso Costa, o tema: “O homem é um produto de uma longa evolução biológica, de Charles Darwin”, que está sendo trabalhado na escola está chamando a atenção dos estudantes.
O Centro de Ensino Professor Ignácio Rangel, responsável por dois pelotões no desfile, realizou uma série de atividades relacionadas ao tema - a precursora da Educação Ambiental no Maranhão (Rosa Mochel), que será apresentado na avenida. De acordo com a URE São Luís, a comunidade escolar realizou apresentações de vídeos, seminários, painel educativo, redação, dramatizações e concursos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Alunos do Centro de Ensino Cidade Operária participam da 2ª fase da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Conforme resultado da classificação na 1ª fase da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que constava com 12 mil equipes inscritas, sendo que apenas 6mil foram classificadas para 2ª fase; dentre elas, duas equipes do Centro de Ensino Cidade Operária II, estes alunos respondem hoje (26/08) questões on-line (veja fotos) como parte das tarefas do desafio.
A 3ª Olimpíada traz novamente o desafio de estudar a História do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais!
São 5 fases on-line e uma fase final, presencial, que ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
As Equipes do CEM II, que participam, têm até às 23h59min (horário de Brasília) deste sábado (27/08), para enviar as respostas da 2ª fase on-line.
Equipes participantes
1)Guerreiros do Império
- Carlos Alexandre Santos Ferreira
- Adiel Sousa Cutrim Júnior
- Diego Coimbra Câmara               
2)Geração da História
- Raissa Tavares Lima
- Natan Vieira Lima
- Débora Maria da Silva Mendes
   
Coordenador das equipes:
Prof.º José de Ribamar S. de Almeida
Professores – Colaboradores: Nívea Saraiva dos Santos (Filosofia), Lígia Maria P. Ferreira (História), Kleriston Luís Rocha Neris (Arte), Nádia Clarisse Santos de Sousa (Inglês) e Sílvia Solange Amaral da Costa (Gestora geral).
VEJA MAIS IMAGENS:





quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Seduc informa sobre pagamento de professores em CET



A Secretaria de Estado Educação (Seduc) informa que o pagamento dos professores com gratificação por condições especiais de trabalho - Grupo Magistério (dupla jornada de trabalho) será disponibilizado em conta a partir de hoje (25), com efeito retroativo, a contar da data de ingresso do docente em dupla jornada.

FonteAscom/Seduc

SEDUC OFERECE CURSOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


Para aprimorar o conhecimento dos profissionais da educação com a compreensão do potencial pedagógico de recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Tecnologias Educacionais, inicia, na próxima segunda-feira (29), as inscrições online para os cursos de Elaboração de Projetos e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC`s.
O curso de Elaboração de Projetos terá carga horária de 40h e tem o foco no desenvolvimento de atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas, para que professores e gestores escolares possam identificar as contribuições das TICs para o desenvolvimento de projetos de sala de aula.
Já o curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs (100h), possibilitará a realização de um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação como: internet, hipertexto, hipermídia e suas implicações na prática educativa, refletindo acerca do uso das múltiplas linguagens trazidas pelas mídias, bem como seu potencial para o processo ensino-aprendizagem.
Segundo a supervisora de Tecnologias Educacionais da Seduc, Akemi Wada, o uso correto de tecnologias em sala de aula representa um planejamento estratégico de ensino e aprendizagem. “O uso de tecnologias no ensino cria situações de aprendizagem que levam os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultam efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série”, destacou.
INSCRIÇÃO
As inscrições poderão ser feitas no período de 29/08 a 11/09 e os candidatos deverão optar por um dos cursos. O link de inscrição será disponibilizado na página da Seduc, no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br
Poderão participar dos cursos professores lotados em municípios, cuja distância máxima da Unidade Regional de Educação / Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) seja de 40 km.
Os cursos serão oferecidos para os municípios de: Açailândia, Barra do Corda, Balsas, Bacabal, Lago do Junco, Caxias, Aldeias Altas, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Cidelândia, Davinópolis, Senador La Rocque, Gov. Edison Lobão, João Lisboa, Itapecuru, Santa Rita, Presidente Vargas, Pinheiro, São Bento, Peri-Mirim, Palmeirândia, Presidente Dutra, Santa Filomena, Graça Aranha, Governador Eugênio Barros, Tuntum, Pedreiras, Rosário, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Igarapé do Meio, Bela Vista, São João dos Patos, Paraibano, Timon, Viana, Cajari, Vitória do Mearim e Zé Doca.
Extraído do site www.ma.gov.br
Fonte: Agência de notícias

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Lançamento da 1ª Conferência Estadual sobre transparência e controle social – CONSOCIAL.


Foi realizada a solenidade de lançamento da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL, no dia 14, às 10:00h, no Auditório do Palácio Henrique de La Roque tendo como tema central: “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública” e será presidida pela Governadora Roseana Sarney e coordenada pela Controladoria Geral do Estado – CGE.
A 1ª CONSOCIAL estadual será realizada entre os dias 6 e 8 de março de 2012, e foi convocada pela Governadora do Estado por meio do Decreto nº 27.428, de 26 de maio de 2011 e será precedida de Conferências Regionais preparatórias, em uma grande mobilização para envolver lideranças comunitárias, sindicais, municipais e membros dos conselhos de políticas públicas.
A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL, com o mesmo tema das regionais, foi convocada por meio de decreto presidencial de 08 de dezembro de 2010 e, sob a coordenação da Controladoria-Geral da União – CGU, tendo como objetivo principal a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. A expectativa da CGU é mobilizar e envolver mais de 1 milhão de brasileiros ao longo do processo conferencial acerca do debate sobre temas como: a promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos, mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. Com a realização da 1ª CONSOCIAL, os temas e propostas debatidos durante todo o processo devem transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e, até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.
Etapas da 1ª CONSOCIAL
1 – Etapa Nacional
2 – Etapas Preparatórias:
Conferências Municipais / Regionais
Conferência Estadual
Conferências Livres
Conferências Virtuais Programas e
Atividades Especiais
Mais informações consulte o site: www.cgu.gov.br/consocial
FONTE: COORDENAÇÃO EXECUTIVA DA 1ª CONSOCIAL

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SINPROESEMMA INVADE ESCOLAS PARA IMPEDIR AULAS

Num ato de desrespeito a professores e alunos que estavam em sala de aula, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), tentaram, na manhã desta quarta-feira (13), entrar nas escolas da rede estadual da área da Cidade Operária com o objetivo de realizar piquetes. Como o Sindicato não conta mais com a adesão de professores, que atendendo ao apelo da Secretaria de Educação e em cumprimento a determinação da Justiça, retornaram para as salas de aula, alunos foram arregimentados para engrossar o movimento, carregando bandeiras do sindicato.
A movimentação do sindicato aconteceu nas escolas Paulo VI, Menino Jesus de Praga e Cidade Operária I e II. O ato despertou a ira de alunos que estavam em sala de aula. Muitos foram para a porta da escola pedir que os sindicalistas se retirassem.
A gestora da escola Paulo VI, Conceição de Maria Carneiro Reis, relatou que alguns membros da diretoria do sindicato entraram na escola, impedindo que as aulas fossem ministradas e com carro de som na porta da unidade. “Eles (representantes do sindicato) estão fazendo uma baderna nas escolas para impedir que as aulas retornem à normalidade, inclusive ameaçando gestores”, denunciou Conceição de Maria, acrescentando que os professores voltaram desde segunda-feira (11) às suas atividades.
No CE Cidade Operária I, a diretora Conceição Santos contou que os grevistas adentraram ao pátio da escola, impedindo a realização das aulas, que tiveram que ser suspensas. “A escola já estava funcionando desde segunda-feira e os professores retornando às salas”, afirmou.
“Colocaram carro som enfrente à escola, entraram na escola, pedindo que os docentes não dessem aulas. Mas nossos professores disseram que retornarão amanhã (quinta-feira, 14) às salas de aula”, afirmou Francisca Cardoso Lima, gestora geral do CE Menino Jesus de Praga.     
“Estes professores só pensam no bolso deles. Eles não respeitam o direito de ninguém. Não pensam nos alunos. Não respeitam nem os colegas de profissão. Nós queremos aula, pois sabemos que no final das contas os grandes prejudicados seremos nós”, disse Dorgivan Marques, aluno do 2º ano do Centro de Ensino Cidade Operária II.
A indignação de Dorgivan é compartilhada pela aluna do 3º ano da mesma escola, Samira Vale Porto. “É uma falta de consideração com os alunos. Eles estão nos prejudicando, pois depois que eles conseguirem o dinheiro deles vão entrar na sala de aula e encher a gente de trabalho sem se preocupar com o conteúdo. Estou no terceiro ano e tenho medo, por conta deste movimento, perder o meu Enem e prazo para fazer vestibular em outros lugares”, desabafou a estudante.
Segundo a diretora Centro de Ensino Cidade Operária II, Sílvia Solange Amaral da Costa, a escola nunca paralisou suas atividades. “Desde o início, conversamos com os nossos alunos e professores e resolvemos prosseguir o nosso trabalho normalmente”, explicou Silvia Solange.
Representantes do sindicato também estiveram na porta da escola São José Operário tentando, sem êxito, retirar os professores de sala de aula.
Fonte: Blog do Décio