sexta-feira, 23 de março de 2018

Inscrições para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas continuam abertas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que continuam abertas, até o dia 02 de abril (segunda-feira), as inscrições para a 14ª edição Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), que este ano traz o “Espiral Logarítmica”.
Podem participar da maior olimpíada estudantil do país, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Mas, atenção, as inscrições só podem ser feitas pelas escolas que indicarão, no momento da inscrição, o número total de seus alunos inscritos em cada Nível.
As provas da Obmep serão realizadas em duas fases de competição, como nas edições anteriores. A 1ª fase será em 5 de junho, e a 2ª e última fase, em 15 de setembro.
Na primeira fase os estudantes terão a prova objetiva com 20 questões, diferenciadas por níveis em cada escola inscrita. Já na segunda fase será a prova discursiva contendo seis questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP.
A competição vai premiar 6.500 alunos de escolas públicas com 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 46.200 menções honrosas. Além de 975 medalhas para estudantes da rede particular.
“A Obmep é uma oportunidade para que os estudantes da rede pública melhorarem seus níveis de conhecimento na Matemática. Por isso, nós conclamamos os gestores escolares que escrevam suas escolas, que estimulem os nossos estudantes e professores a participarem, porque com isso, todos ganham. Após as inscrições nós vamos trabalhar para estimular nas escolas a realização de atividades extraclasse, com o uso dos materiais da olimpíada com ampla participação dos alunos e professores. Dessa forma, além de obter êxito na competição, irá melhorar de forma significativa o processo do ensino e da aprendizagem da Matemática”, destacou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.
OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi criada em 2005 pelo IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Nestes 13 anos tem contribuído de forma decisiva para a descoberta de jovens talentosos e com a melhoria do ensino da Matemática no Brasil.
O Maranhão na OBMEP
Em 2017, 813.345 estudantes maranhenses foram inscritos na Obmep e 3.876 escolas participaram das provas. A meta é aumentar ainda mais a participação.
Fonte: Seduc


Nenhum comentário:

Postar um comentário